domingo, 1 de julho de 2007

Abrir a porta...


Em tempo de férias ou sua proximidade, é costume idealizarem-se cenários paradisíacos onde o descanso e/ou a distracção possam preencher esse tempo efémero mas imprescindível.

Há realmente lugares que apetece visitar para conhecer melhor ou pela primeira vez, lugares onde o descanso será mais psicológico do que físico. Lugares paradisíacos onde se pode apenas apanhar ar, sol e viver o dolce fare niente... também não faltam sugestões publicitárias. Muito convidativas. Mas eu, em perspectiva de férias, o cansaço feito preguiça, só consigo pensar num absoluto descanso físico e psicológico. Absoluto significa que me bastaria abrir a porta para ele entrar e invadir o meu corpo e a minha mente... Ora, tornar este pensamento em realidade é algo quase impossível. Porque o que eu ambicionava era mesmo assim, como nesta espectacular imagem, criada pelo Edward Hopper...

Abrir a porta de casa e ter o mar aos meus pés, o sol a jorrar na soleira da porta, o cheiro da maresia a penetrar na atmosfera, um calor luminoso a perpassar pela casa... Tudo sem ter que me cansar. E sobretudo, a vastidão do mar à minha frente, pois dificilmente existe alguma coisa que mais me proporcione descanso do que essa visão. Pode imaginar-se monótona mas nunca consegui entediar-me perante ela, acompanhada pelo suave murmurar das ondas... no Verão...
Claro que tudo isto só pode imaginar-se, sonhar-se... Mas é assim que o meu descanso começa...

(Imagem: Room by the sea de Edward Hopper )