domingo, 25 de março de 2007

De Matisse


Matisse por Henri Cartier-Bresson

Tantos são os pintores que admiro e que me apaixonam. Um deles, em especial: Matisse, cujas telas expressam um encanto pela vida que é contagiante. Uma festa de cores enebriante, a cor na sua essência mais primitiva, chegando, por vezes, a ser brutal... tudo nele revela um mundo de sensações e de emoções incontroláveis. Com Matisse, a vida é uma festa. De genuína alegria!


Alegria de Viver, Matisse

Matisse escreveu a propósito deste quadro:
" O que eu busco acima de tudo é a expressão. (...) Mas a expressão não consiste na paixão espelhada no rosto humano. (...) Todo o meu quadro é expressivo. A colocação das figuras e dos objectos, os espaços vazios à sua volta, as proporções, tudo representa um papel."
(citado por H.W.Janson, in História de Arte, Ed. Fund.Calouste Gulbenkian)

E se o meu blog não se intitulasse Música do Acaso, teria como título Alegria de Viver...
Um outro aspecto pelo qual Matisse me fascina é a forma como o traço fica numa zona intermédia, algures entre o figurativo e o abstracto. Essa tensão essencial é um permanente apelo à imaginação através do nosso olhar.

Matisse é daquelas figuras que permanecem na minha memória e a quem presto a minha sincera homenagem! Que maravilha é ter existido e ter deixado ficar tantos prazeres para o olhar e para a imaginação...
Que viva Matisse!

Sketch de Matisse por Picasso